Óleo e água

Óleo e água

Água e Óleo

líquidos imiscíveis.

Já reparou que o óleo não se mistura na água? Não combina. Pois é dessa forma que a verdade é na nossa vida. Por natureza somos pessoas propícias a mentir. Isso é natural, fazemos muitas vezes sem intenção. Alguns até dizem que mentiram por uma boa causa. Mas no caso de Paulo, a situação não era a mentira mas sim a verdade. Paulo estava enfático e coerente no que estava dizendo pois ele estava falando a pura verdade. Mesmo que pudesse ofender ou criar interpretações errôneas a respeito de suas palavras.

A nossa índole caída nos engana e nos faz pensar que estamos muitas vezes falando a mais pura verdade doa a quem doer. Alguns radicais donos da verdade vomitam suas interpretações e suas loucuras ofendendo o seu próximo. Estão cegos em suas verdades e seus mapas mentais tendo a tolice em sua mente de pensar estar trabalhando para obra de Deus. Se consideram santos e cristãos exemplo e fazem questão de sempre estar exibindo suas palavras e atitudes como de fossem medalhas de méritos recebidos. Esquecem por vezes que o equilíbrio gera coerência e evita a discórdia. Tiramos exemplos da Bíblia para colocar como argumento a fim de provar a tola verdade que estamos dizendo. Será mesmo que devemos falar tudo que vem e nossa mente?

Paulo, ao indagar os Gálatas com a pergunta “Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês?” Gálatas 4:16, poderia ser interpretada como uma forma arrogante de se indignar com as atitudes do povo. Mas não foi essa sua intenção. Antes de tirar qualquer conclusão, a carta deve ser lida com todo o cuidado e o entendimento pois o real motivo foi apenas por amor ao povo.

Podemos destruir relacionamentos, amizades e gerar conflitos na igreja, amigos e na família apenas com nossas palavras. Pensamos estar dizendo a verdade, mas na realidade estamos gerando a discórdia e a ira. Se você não concorda com algo ou tem opinião contrária mas sabe que existem pessoas que poderão se ofender com seu comentário pois estas pessoas estão ligadas a essa sua repudia, fique calado, pois um pequeno comentário pode gerar grandes problemas. Aquele que ama o próximo guarda para si seus pensamentos e de sua boca sai apenas amor e palavras que não que destroem ou geram ira. O amor enobrece o próximo mas a crítica e palavras mau ditas, destroem nações.

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:16-19

Quando se diz palavras verdadeiras, não são as palavras que saem da sua mente onde você crê serem verdade. As palavras verdadeiras, são aquelas que trazem benefício e não problemas. São palavras sábias ditas em um tempo e momento certo e acima de tudo, guiadas por Deus pois não temos a capacidade para isso.

Paulo foi rígido, mas ao mesmo tempo foi verdadeiro em suas palavras onde Deus era o princípio, meio e fim.

A verdade jamais fará parte natural de nossa vida. Para isso, precisamos buscar a origem da verdade. Somente por Deus sairá de nossos lábios palavras que salvam e não que destroem. Tenha em mente que suas palavras e suas verdades devem ter como base Deus e não suas opiniões.

Por Fernando de Oliveira Carvalho